SINDICATOS BUSCAM SOLUÇÃO NEGOCIADA PARA ACT 2019/2020 DA COMPAGAS

EMPRESA PRESSIONA TRABALHADORES ALEGANDO RISCOS JURÍDICOS.

Sindicatos defendem que medo da empresa é infundado e apostam na continuidade das negociações.

Na quinta-feira , 4 de julho, sindicatos e prepostos da Compagas estiveram reunidos discutindo a pauta dos trabalhadores referente ao ACT 2019/2020. A novidade foi a presença de 5 trabalhadores de diversas áreas, convidados da presidência da Compagas, para participar da reunião.

Na fala inicial os prepostos da empresa relataram a preocupação com a continuidade de pagamento de alguns benefícios visto o não fechamento do Acordo entre as partes, o qual, segundo a empresa, expõe a Compagas a riscos junto aos órgãos de controle. Para tanto, buscando o fechamento do acordo, propõe majorar o abono, em sua parcela proporcional, de 0,4 para 0,7 remunerações, mantendo as demais condições já propostas.

Os dirigentes sindicais presentes responderam que essa eventual supressão de benefícios, durante o processo de negociação, uma verdadeira "pressão" sobre os empregados (para não citar juridicamente outra palavra que define melhor essa atitude) e que não se coaduna com o ambiente de respeito que sempre norteou as negociações entre sindicatos e empresa.

Destacaram que esses benefícios tem cláusula específica respaldando a Compagas de não serem de natureza salarial, repetidas ano após ano, portanto não veem qualquer risco conforme discurso da empresa.

Os sindicatos solicitaram à empresa, agora formalmente, a garantia de data-base (abril) e a manutenção de todas as cláusulas e benefícios até a conclusão da negociação, uma vez que ainda não houve qualquer judicialização do processo negocial.

Os sindicatos solicitaram que o valor do abono de data-base seja apresentado em separado (abono de data-base e eventual valor de indenização do PCS), uma vez que a empresa insiste na indenização da antiguidade do PCS do ano de 2018, não aplicado ao conjunto dos trabalhadores

Os sindicatos solicitaram, também, que a compensação dos dias de carnaval de 2020, 24 e 25/02/2020 e a manhã do dia 26/02/2020 sejam excluídas da compensação a ser realizada pelos empregados.

Os sindicatos entregaram as minutas das Cláusulas de mensalidade e taxa negocial, conforme já acordado com a Compagas. Assim sendo os sindicatos aguardam nova convocação por parte da Compagas em busca da renovação, em mesa, do Acordo Coletivo de Trabalho 2019/2020.

Os Sindicatos SINDENEL/SENGE/SINTEC/SINAEP solicitam que todos os empregados continuem unidos e mobilizados, aguardando os desdobramentos do processo negocial.